Sistemas de tratamento de esgoto têm evoluído ao longo dos anos. A fossa séptica convencional em alvenaria, outrora importante, não consegue atingir uma eficiência de tratamento tão satisfatória quanto o esperado.
Atualmente existem sistemas de tratamento mais eficientes e compactos, como o sistema anaeróbio pré-fabricados e outros modelos de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
Os sistemas anaeróbios pré-fabricados, são compostos por reator anaeróbio UASB e filtro anaeróbio preenchido com material filtrante. Esse modelo de sistema apresenta eficiência mais elevada do que as fossas sépticas convencionais por possuir eficiente sistema de distribuição de efluente, formação de manta de lodo biológico para tratamento, é um modelo mais compacto e não há a necessidade de substituir periodicamente o material filtrante. Esse sistema é indicado para o tratamento individual de esgoto doméstico, como por exemplo de residências e salas comerciais.
As ETEs possuem eficiência mais elevada ainda, além da remoção de carga orgânica, podem ser adaptadas para remoção de compostos mais específicos, como nitrogênio e fósforo. São indicadas para vazões maiores e tratamento coletivo, como em condomínios, loteamentos e hospitais.
As ETEs possuem algumas vantagens destacadas, tais como:
✔ Prevenção da contaminação do lençol freático;
✔ Mitigação da poluição de corpos d’água;
✔ Eliminação de odores indesejados.
Além disso, o efluente tratado pelas ETEs pode ser reutilizado para fins não potáveis como higienização de superfícies, irrigação e abastecimento de vasos sanitários.
Entre em contato conosco para obter um orçamento personalizado e garantir um sistema de tratamento de esgoto adequado às suas necessidades.